Sem dúvidas, uma das maneiras mais eficazes de trazer a sensação de bem estar, liberdade e aconchego aos projetos residenciais é realizando a integração de ambientes internos e externos. Visto que essa união engrandece tanto o interior, quanto o exterior do projeto.

Ao optar por essa característica, é possível obter uma maior conexão com a natureza, viabilizando diversos momentos agradáveis de paz e sossego.

Como geralmente, passamos horas do dia fechados em nossos ambientes profissionais, não há nada mais saudável e reconfortante do que poder se conectar a natureza em ambientes verdes e bem ventilados ao final de cada dia. 

Principalmente em projetos arquitetônicos residenciais, é bastante relevante ligar áreas sociais internas à áreas externas, como em espaço gourmet, churrasqueiras e piscinas por exemplo.  

Para que a sua integração seja ainda melhor, é possível incluir esquadrias de vidro nas divisórias, substituindo paredes convencionais fazendo com que os ambientes sejam unificados,  não abrindo mão dos benefícios externos, mesmo nos dias mais frios.

Benefícios de integrar ambientes internos e externos
Foto: Reprodução/ Pinterest

Vantagens

Além da sensação de tranquilidade e amplitude, a integração dos ambientes é excelente para quem adora receber visitas em casa. Afinal, é possível formar grandes áreas sociais bem equipadas, para a realização de encontros e comemorações com os amigos. 

Benefícios de integrar ambientes internos e externos
Foto/Reprodução: Pinterest

Outra aplicação excelente desse conceito é em propriedades e lotes com grande área de preservação nas proximidades. É possível projetar a construção de forma que os espaços da casa explorem ao máximo a paisagem do exterior.

Tanto na área social dos pavimentos térreos, quanto nos pavimentos superiores onde geralmente estão os quartos, é possível fornecer uma enorme entre residência e natureza.

Já em apartamentos, a conexão com o ambiente externo se dá por meio de janelas e sacadas. Nesses casos, para a aproveitar melhor os espaços em qualquer época do ano é recomendado “fechar” a área utilizando vidro, preservando assim o visual externo, sem abrir mão do conforto de estar dentro de casa.

Em geral, a integração dos espaços possibilita a criação de ambientes mais aconchegantes e que preservam o bem-estar das pessoas, sendo por isso, uma excelente alternativa para quem gosta de ambientes externos e do contato com a natureza.