É frequente “enjoarmos” de um ambiente quando ele está a algum tempo com o mesmo visual, principalmente quando esse formato se apresenta de forma ultrapassada. Com a modernização da arquitetura e dos interiores das residências e espaços comerciais, é comum, em algum momento, desejar atualizar a casa com elementos mais atuais.

Por isso, separamos 6 dicas infalíveis para que você modernize sua casa de forma simples e barata.

Menos é mais

Uma grande tendência no mercado de decoração e construção hoje é o minimalismo. Diferente do estilo tradicional das casas antigas, onde são comuns diversos elementos sobrepostos as paredes, portas e móveis, o minimalismo deixa para trás o visual carregado, trazendo sensação de limpeza e ordem aos ambientes.

Aderir à essa novidade tem diversas vantagens: sem o acúmulo de itens, você elimina grande parte da poeira acumulada, contribuindo assim, com sua saúde. Você também ganha tempo, já que não investirá tanto fazendo faxinas. Além desses benefícios, o minimalismo pode ser bastante econômico, pois você não sairá por aí comprando peças que não sejam essenciais. Salvo o espaço que ganhará nos cômodos.

Atente-se às formas

Geralmente em uma decoração atual, leva-se em conta a arquitetura da casa, utilizando-a como parte do design. Mesmo quando ela não apresenta arquitetura moderna, é possível ressaltar pequenos elementos e gerar grande diferença ao acrescentar uma nova cor ou revestimento em uma parede, por exemplo. Uma boa dica também é substituir antigas luminárias por pendentes novos e mais modernos.

É interessante ainda adicionar espelhos as paredes, contribuindo com um visual amplo e totalmente novo.

Crie contraste de cores

Cores com alto contraste somado a elementos neutros podem trazer uma grande sensação de modernidade a casa. Experimente misturar móveis claros a escuros, por exemplo. Funciona super bem com armários da cozinha, utilizando um tom em cima e outro em baixo. Em mesas de jantar tradicionais, com um mix de cadeiras diferentes ou personalizadas, é possível alcançar o mesmo efeito também.

Use plantas para decorar

Uma única planta pode mudar todo o visual de um cômodo. Em meio a peças neutras, ela pode oferecer um imenso impacto no ambiente. Trazendo assim, o resultado elegante e moderno desejado.

Luz para os ambientes

Peças leves e iluminação abundante, trazem sensação de ventilação e amplitude. Ao usar acessórios como cortinas, prefira as que tenham tecidos leves e tons neutros. A dica também vale para almofadas e tapetes da casa.

Substitua pequenos acessórios por grandes

É frequente observar em designs modernos de interiores, uma única peça de arte sob a parede, ou então, um único vaso de planta ou espelho ao invés de diversos elementos menores. Essa ideia agrega o conceito de que o menos é mais, reforçando a proposta de ambientes “limpos” e sofisticados.